Terça-feira, 25 de Julho de 2017

SELO DE CONFORMIDADE ANFIR


O Selo de Conformidade ANFIR é um atestado fornecido pela ANFIR, por meio de terceira parte independente, que demonstra a situação de regularidade legal e técnica da empresa, incluindo requisitos obrigatórios e recomendáveis.

 

Aliar o nome de sua empresa à força do Selo de Conformidade ANFIR representa o aumento da sinergia do setor e a potencial ampliação dos negócios, diferenciando sua empresa em termos de reputação e confiança de mercado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O QUE SIGNIFICA EMPRESA EM CONFORMIDADE ?

 

Existem vários Selos e Certificações no mercado, cada um com objetivos  específicos e visando atender determinados mercados e necessidades de Partes Interessadas.

 

O Selo de Conformidade ANFIR é um atestado fornecido pela ANFIR, por meio de terceira parte independente, que demonstra a situação de regularidade legal e técnica da empresa, incluindo requisitos obrigatórios e recomendáveis:

 

o   Idoneidade Jurídica (Obrigatório)

o   Idoneidade Tributária e Trabalhista (Obrigatório)

o   Idoneidade Técnica (Obrigatório)

o   Questionário Técnico (Obrigatório)

o   Governança (Recomendável)

o   Politicas de Recursos Humanos (Recomendável)

o   Meio Ambiente (Recomendável)

 

 

Do ponto de vista dos compradores (clientes), comprar de uma empresa em conformidade é garantia de que se está fazendo negócio com um fabricante legalmente estabelecido, que cumpre as obrigações tributárias e trabalhistas, e que possui idoneidade técnica conforme exige a lei.

 

 

 

BENEFÍCIOS DO SELO DE CONFORMIDADE

 

Aliar o nome de sua empresa à força do Selo de Conformidade ANFIR representa o aumento da sinergia do setor e a potencial ampliação dos negócios, diferenciando sua empresa em termos de reputação e confiança de mercado:

 

o Estabelece uma relação de confiança com o mercado.

 

o Assegura que sua empresa segue preceitos de legalidade e ética, cumprindo as normas e legislações vigentes.

 

o Amplia as possibilidades de novos negócios e parcerias, tendo em vista a agregação da marca ANFIR à sua marca.

 

o Consolida a busca pelo desenvolvimento e bem coletivo, reforçando a reputação o grupo de empresas associadas à ANFIR.

 

o Proporciona maior visibilidade no mercado.

 

o Garante maior valor de entrega ao cliente.

 

Do ponto de vista do comprador, a exigência do Selo de Conformidade ANFIR em seus processos de compra traz os seguintes benefícios:

 

o   Simplificação do processo de análise cadastral, tendo em vista que o Selo de Conformidade ANFIR pode representar um “free-pass” em termos de regularidade, atestado por terceira parte independente.

 

o   A área de compras pode focar seus esforços nos requisitos ligados aos aspectos funcionais, técnicos e negociais (preço e serviço), sem necessidade de investir tempo e recursos no processo de homologação mais formal e documental.

 

o    Certeza de que está contratando com um fabricante legalmente estabelecido, que possui as condições formais legais e técnicas mínimas para garantir a entrega do produto especificado.

 

 

 

GOVERNANÇA DO SELO DE CONFORMIDADE 

 

Um dos principais questionamentos quando nos deparamos com Selos e Certificações Setoriais, como é o caso do Selo de Conformidade ANFIR, é a garantia de que o processo possui credibilidade e independência suficiente para dar suporte às afirmações pertinentes ao Selo.

 

No caso da ANFIR, essa preocupação motivou a busca de uma estrutura de governança do Selo alinhada com princípios de boas práticas nacionais e internacionais. Os principais destaques da governança do Selo de Conformidade ANFIR são:

 

o        A avaliação do atendimento aos requisitos legais e técnicos é feita por empresa de auditoria independente, sem participação da ANFIR no processo.

 

o       Todo o processo de concessão do Selo é conduzido de forma confidencial, sem que a ANFIR saiba dos resultados da avaliação até que seja definido o parecer final.

 

o   Caso a empresa não concorde com o parecer emitido pela empresa de auditoriaindependente, poderá recorrer às instâncias de governança da ANFIR (Diretoria Executiva e Conselho de Administração respectivamente).

 

o  Somente são liberados os pareceres e aprovada a confecção das placas para colocação nos implementos após seguidos todos os ritos previstos no Regulamento Técnico.

 

   Todos os documentos de referência para o Selo de Conformidade ANFIR são previamente aprovados pela Governança da ANFIR e disponíveis ao público no site.

 

 

 

QUEM PODE PARTICIPAR E QUAIS OS CUSTOS

 

Somente podem pleitear o Selo de Conformidade ANFIR as empresas que se enquadram na Categoria Fabricante e que estejam em situação de adimplência junto à ANFIR.

 

Caso sua empresa se enquadre nessa categoria e ainda não é associada à ANFIR, procure a ANFIR para saber maiores detalhes a respeito da associação e processo de concessão do Selo de Conformidade.

 melo@anfir.com.br    

 

O único custo para obter o Direito ao Uso do Selo é o pagamento da empresa de auditoria para a verificação da conformidade em relação à Norma de Referência.

 

A concessão do Direito ao Uso do Selo deve ser renovada após dois anos da concessão inicial, sem custos (o processo de renovação após dois anos é bancado pela ANFIR). Após quatro anos da concessão inicial, a renovação deve ser feita mediante nova contratação da empresa de auditoria para verificação da manutenção da conformidade em relação à Norma de Referência e eventuais novos requisitos obrigatórios ou recomendáveis. 

 

 

 

COMO OBTER DIREITO AO USO DO SELO

 

 

Empresa já Associada na Categoria Fabricante

 

 

1)     Manifestação de interesse em obter o Selo junto à ANFIR, por meio de um telefonema ou email.

 

2)     ANFIR faz uma análise crítica prévia a respeito do pleito da empresa.

 

3)    Entraremos em contato com a empresa,e indicaremos a empresa de auditoria para a verificação da conformidade com a Norma de Referência.

 

4)     Empresa contrata auditoria para verificação da conformidade com a Norma de Referência.

 

5)     Auditoria emite relatório atestado (ou não) a conformidade com a Norma de Referência.

 

6)     Governança da ANFIR delibera sobre a concessão do Selo de Conformidade.

 

7)     Empresa recebe Certificado e Termo de Autorização de Uso do Selo.

 

8)     Empresa contata diretamente fabricante homologado das etiquetas e placas para uso em seus produtos.

 

9) ''A cada dois anos, empresa se submete ao processo de renovação da concessão do Selo.

 

  Empresa não associada

 

1)     Manifestação de interesse em se associar à ANFIR, por meio de um telefonema ou                 email.

 

2)    ANFIR faz uma análise crítica prévia a respeito do pleito da empresa e caso seja                       enquadrada na categoria Fabricante.

 

3)   Entraremos em contato com a empresa, e indicamos a empresa de auditoria para a verificação da conformidade com a Norma de Referência.

 

4)  Empresa contrata auditoria para verificação da conformidade com a Norma de Referência.

 

5)   Auditoria emite relatório atestado (ou não) a conformidade com a Norma de Referência.

 

6)  Governança da ANFIR delibera sobre a concessão do Selo de Conformidade.

 

7)  Empresa recebe Certificado e Termo de Autorização de Uso do Selo.

 

8)  Empresa contata diretamente fabricante homologado das etiquetas e placas para uso em seus produtos.

 

A cada dois anos, empresa se submete ao processo de renovação da concessão do Selo.

 

 

 

Renovação do Direito ao Uso do Selo

 

A concessão do Direito ao Uso do Selo deve ser renovada após dois anos da concessão inicial, sem custos (o processo de renovação após dois anos é bancado pela ANFIR).

 

Após quatro anos da concessão inicial, a renovação deve ser feita mediante nova contratação da empresa de auditoria para verificação da manuntenção da conformidade em relação à Norma de Referência e eventuais novos requisitos obrigatórios ou recomendáveis.

 

 

 

MANUAL DE APLICAÇÃO DO SELO DE CONFORMIDADE

 

O uso do Selo de Conformidade ANFIR é voluntário, porém restrito às empresas formalmente autorizadas e sob as regras do Regulamento Técnico e do Manual de Aplicação.

 

A empresa autorizada poderá utilizar o Selo aposto em seus produtos e também utilizar a imagem do Selo em sua comunicação institucional.

 

 

 

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

 

Todos os documentos que regulam o Selo de Conformidade ANFIR são emitidos no âmbito da ANFIR e aprovados pela Diretoria Executiva e/ou Conselho de Administração.

 

Revisões decorrentes de ações corretivas ou melhorias nos documentos são disponibilizadas ao mercado por meio dessa página de internet.

 

Os documentos de referência podem ser revisados e alterados a qualquer momento, e as eventuais alterações que afetarem as empresas já com direito ao uso do Selo ou empresas no processo de concessão, terão prazo de implantação definido caso a caso.

 

 

 

Requisitos


Faça o download do manual do Selo de conformidade e saiba como aplicá-lo em seu veículo

ANFIR - Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários - Rua Conselheiro Saraiva, 306 Conjunto 55 - Santana -
São Paulo - SP Cep: 02037-020 Telefone: (11) 2972-5577 Fax: (11) 2972-5570