Empresas da Randoncorp são patrocinadoras e principais apoiadoras da 16ª edição do Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Controle de Movimentos & Mostra de Engenharia, nos dias 26 e 27 de junho. Considerado o maior evento do Brasil no setor, tem como objetivo discutir tendências e tecnologias de frenagem e controle de movimentos, com foco em recentes pesquisas na área. O evento conta com o patrocínio da Frasle Mobility, da Master Sistemas Automotivos e do Centro Tecnológico Randon (CTR) – que também será palco para um test drive especial para participantes inscritos.
De abrangência internacional, reúne, na Serra Gaúcha, empresas e conceituados profissionais da área em dois dias de palestras e exposição. O Colloquium conta com uma Mostra de Engenharia, com 23 expositores nacionais e internacionais, expondo suas tecnologias e serviços.
Entre os trabalhos selecionados para apresentação no Colloquium, um deles é desenvolvido pelo time de engenharia do CTR. Com título “Análise acoplada térmica com estrutural de um disco de freio”, a apresentação explora as potencialidades de simulações e testes que podem ser realizados no Centro Tecnológico juntamente com a Frasle Mobility. Entre os diferenciais da iniciativa, está a adoção de diferentes técnicas, como a análise térmica via CFD e a estrutural mecânica, para extrair resultados mais precisos e condizentes com a física que acontece nas frenagens reais. Estas análises são feitas antes da etapa de testes em dinamômetro, tornando-os assim mais assertivos e seguros.
Mais uma iniciativa entre os trabalhos de destaque, também recentemente apresentada em congresso técnico na Alemanha, é a pesquisa de Desenvolvimento de sapata de freio com redução de pegada de carbono, conduzida pelo time de engenharia da Frasle Mobility.
Além disso, a Master Sistemas Automotivos apresenta no evento, suas diversas soluções em sistemas de freios, com destaque para produtos com eletrônica embarcada. A participação dos profissionais da Randoncorp em ações que contam com a colaboração de universidades também faz parte do Colloquium. Um dos trabalhos descreve a aplicação de redes neurais no apoio à tomada de decisão em tempo real para a aprovação virtual de componente de freio em testes, com envolvimento de engenheiro da Master. O outro, apresenta os efeitos da nanoestruturação do ferro fundido nas propriedades de componentes como “Spiders” de Freio para veículos comerciais, trabalho conduzido por um time de pesquisadores das unidades Castertech Fundição e Tecnologia e Master, além do Instituto Hercílio Randon.