Iniciadas em 2015 como medida para amenizar os efeitos do enfraquecimento do mercado interno, as exportações estão consolidadas como estratégia essencial para o plano de crescimento da Forbal Automotive, de Flores da Cunha. No momento responsáveis por 10% do faturamento, as vendas externas vêm experimentando expansão contínua nos últimos anos e devem representar, em 2027, o dobro do índice atual. “A meta inicial era 2025, mas por causa do crescimento dos negócios no país o plano foi revisado”, assinala o CEO Giuliano Santos.
As exportações cresceram 17,8% no ano passado em relação a 2022, com avanços nos clientes já tradicionais, mas principalmente na ampliação da carteira. Exemplo é a abertura de mercado na República Dominicana, decorrência da participação em uma rodada de negócios na capital Santo Domingo. No primeiro semestre deste ano registrou alta de 18% na comparação com igual período de 2023. Os embarques seguem para 12 países, mas os principais importadores são México, Chile, Peru, Bolívia e Uruguai. “Praticamente dobramos o número de clientes atendidos em outros países”, afirma.
A expansão dos negócios para outros mercados e continentes avança além da América Latina. Os Estados Unidos estão na mira desde 2022 e, a partir de 2025, sediarão um warehouse (armazém), consolidando o projeto Forbal USA. Estudos confirmaram a viabilidade de negócios em terras americanas, com extensão também para o México. “A América do Norte foi uma grata surpresa em 2024. O México apresentou demandas relevantes desde o ano passado, quando foi o nosso principal mercado, e tem servido de laboratório para testar alguns componentes que podem ser exportados também para clientes nos Estados Unidos”, acrescenta. A empresa prospectou oportunidades na África do Sul, por meio de rodadas de negócios, e em Angola, além de visitas a clientes no Chile e a uma feira no México.
O crescimento das exportações, o projeto Forbal USA e a expectativa de incremento dos negócios no Brasil integram o plano de investimento da empresa iniciado em 2022 e que terminará em 2024, com o aporte de R$ 30 milhões. Parte desse valor está sendo usado no desenvolvimento da unidade de negócios nos Estados Unidos, que receberá grande volume de peças produzidas no Brasil para estoque e para entrega de forma rápida quando os clientes solicitarem.
Em 2023, o principal desafio encontrado pela Forbal foi manter o faturamento em países latinos que sofreram - e alguns ainda sofrem - com problemas políticos e econômicos. O Chile apresentou retração de 30% no segmento de transportes. A perda foi compensada com novos mercados e clientes, além da ampliação das vendas para o México, com 40% de participação.
O executivo adianta que a Forbal Automotive trabalha em novos produtos para surpreender os clientes com inovação e tecnologias diferenciadas. “A experiência que temos já mostra o quanto o mercado internacional é competitivo, mas também o quanto é aberto a novidades”, detalha.
No Brasil, segundo Santos, a empresa sentiu ao longo do primeiro semestre a queda no mercado de máquinas agrícolas e, nos últimos 45 dias, também houve certa instabilidade no segmento de implementos rodoviários. Para o segundo semestre, a expectativa é de que os dois mercados retomem volumes maiores, puxado pelo novo Plano Safra. “Temos a projeção de crescer 10% no faturamento sobre 2023. No primeiro semestre avançamos 8,5%”.
A Forbal Automotive foi uma das 68 empresas distinguidas no 52º Prêmio Exportação RS, na categoria Destaque Setorial – Indústria, entregue em agosto. Esta foi a sexta conquista consecutiva da empresa no prêmio. Ela é fabricante de peças e componentes para a indústria de implementos rodoviários, agrícola, automotiva e máquinas em geral, além de desenvolver itens especiais conforme projeto do cliente (OEM). Fundada em 2004, tem área construída de 7.000m² e total de 65.000m², e cerca de 100 colaboradores.
Fonte: Forbal