Seja Bem Vindo(a)!


Por Guilherme Augusto Miranda Guimarães, sócio-diretor e responsável pela Produção na RAV Componentes
Mudar aquilo que foi planejado e desenvolvido por nós sempre é uma decisão pouco confortável. Se não há sinal evidente de perda ou problema com o processo, por que alterá-lo? Pois aí reside a questão. Não se alteram processos e rotinas de produção porque existe um problema. Se mudam porque é necessário. Não é a falha que exige a mudança, é a evolução.


Esse entendimento ficou claro para nós da RAV Componentes e decidimos, em 23 de março desse ano, implementar a filosofia Lean em nossa empresa. O trabalho é resultado da parceria com o SIMECS (Sindicato dos metalúrgicos de Caxias do Sul) e o Senai. Batizamos de Projeto de Desenvolvimento Lean RAV Componentes e o apresentamos a todos os colaboradores em um momento de conscientização e capacitação promovido pela empresa.

 

A filosofia Lean é uma metodologia de gestão que visa aumentar a qualidade de produtos e serviços, reduzir custos e gerar valor para o cliente. O projeto teve início com o Mapeamento do Fluxo de Valor do produto Dobradiça. A proposta desse levantamento é apresentar um sistema produtivo mais eficiente por meio da redução de desperdícios na fábrica.

 

Começar pela linha de produção da dobradiça é bastante significativo para nós. O produto é um dos itens mais representativos para a nossa empresa, abrangendo a maioria dos processos produtivos, como laser, prensa, polimento e montagem. Portanto, várias lições aprendidas nessa linha podem ser implementadas em outros processos.


A partir desse mapeamento, desenvolvemos planos de ação detalhados para cada melhoria indicada utilizando a metodologia 5W2H. Trata-se de uma ferramenta de gestão que organiza planos de ação respondendo a sete perguntas essenciais: 5W (what- o que), (why - por que), (who - quem), (when - quando), (where - onde) e 2H (how - como) e (how much - quanto). A 5W2H ajuda a planejar atividades de forma clara e objetiva, definindo responsabilidades, prazos e recursos.
 

Fizemos nosso dever de casa e mapeamos nossos processos, estabelecemos metas e estratégias para ganho de produção. Buscamos melhorar o aproveitamento dos recursos, diminuindo custos e otimizando a organização da empresa.
 

Em sintonia com essas atividades, realizamos ações de 5S, que nos permitiram detectar pontos que precisavam ser aprimorados em padronização e limpeza. Essas ações têm sido continuamente aplicadas para garantir a sustentação das melhorias.
 

O empenho é total. Estão participando do projeto de forma direta os diretores da empresa, os líderes e colaboradores dos setores de produção, expedição e engenharia. 

 

Paralelamente, promovemos adequações no layout e organização dos postos de trabalho, resultando em um ambiente mais eficiente e organizado. Essas mudanças impactaram positivamente a motivação de nossos colaboradores e melhoraram o movimento dentro da fábrica, contribuindo para o aumento da produtividade.

 

Assim não foi surpresa que, com seis meses desde o início do projeto, observamos uma melhoria significativa nos resultados de nossa produção, alcançando um aumento de 23,89% em eficiência. Até o fim do processo o ganho poderá ser maior.
 

O projeto será encerrado em 3 de dezembro de 2024. No período teremos participados de nove workshops, recebido 120 horas de consultoria com os técnicos do Senai e teremos feito seis visitas a grandes empresas do Rio Grande do Sul, onde pudemos ver na prática os conceitos aplicados e tirar nossas dúvidas.
Ao término estaremos diante de uma RAV Componentes seguramente diferente daquela que tínhamos em março. Saímos de nossa zona de conforto e buscamos entender onde poderíamos melhorar. 

 

Mudamos para nos mantermos como somos conhecidos no mercado: eficientes, profissionais e com elevada qualidade. 

Fonte: RAV Componentes