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Paving Expo valida bom momento do setor de pavimentação e infraestrutura
Autoridades presentes no evento que acontece nesta semana no Expo Center Norte, em São Paulo, detalham investimentos e boas perspectivas de negócios
São Paulo, 23 de outubro de 2024 – A Paving Expo 2024 foi inaugurada nesta terça-feira (22/10), trazendo à tona as oportunidades e desafios do setor de infraestrutura no Brasil. Realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, até a quinta-feira (24/10), o evento destaca os investimentos em pavimentação e concessões rodoviárias, além de discutir temas fundamentais para o futuro da infraestrutura nacional.
Guilherme Ramos, diretor da STO Feiras e organizador do evento, enfatizou o impacto dos R$ 24 bilhões investidos em pavimentação de rodovias federais ao longo de 2024 no Brasil. Ele lembrou que, ao longo do ano, foram realizados nove leilões de concessões, com previsão de mais R$ 20 bilhões em investimentos rodoviários nos próximos anos.
"É a hora da indústria de pavimentação", afirmou Marco Aurelio Barcelos, presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), destacando que esse montante citado por Ramos representa um recorde para o setor.
Barcelos também ressaltou a importância da Paving Expo como um termômetro para os próximos investimentos em infraestrutura. Após a concessão de 29 mil quilômetros de rodovias em 2024, a expectativa é que o impacto na economia seja significativo, com uma movimentação estimada em R$ 150 bilhões entre investimentos públicos e privados no consolidado deste ano.
Sergio Codelo, diretor-superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), destacou os investimentos do governo estadual em estradas municipais, que incluem a recuperação de 200 quilômetros de rodovias em 36 municípios paulistas. Essas iniciativas visam atender a demanda das cidades que enfrentam limitações financeiras para a manutenção de suas estradas vicinais.
Ramos, diretor da Paving Expo, reforçou que o momento é de evolução, com investimentos vindos tanto dos estados, quanto da federação como de empresas privadas. A força da Paving Expo 2024 reflete essa realidade, segundo ele, e a próxima edição do evento já tem data marcada: setembro de 2025.
A edição deste ano deve bater todos os recordes de público, como será contabilizado poucos dias após o termino do evento. Isso também explica a mudança de local já estabelecida para a Paving Expo 2025, quando o evento será realizado no Distrito Anhembi, também em São Paulo. O espaço será mais amplo para atender à crescente demanda por exposição de equipamentos.
A escassez de mão de obra qualificada também foi um tema central nas discussões de abertura. José Alberto Ribeiro, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura (Brasinfra), alertou para a necessidade de estratégias que garantam o crescimento sustentável do setor. "Precisamos aproveitar todos os recursos disponíveis para enfrentar essa questão", afirmou.
Luiz Albert Kamilos, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo (Sinicesp), garantiu que, apesar dos desafios, as empresas estão preparadas para atender à crescente demanda do setor. Já Luiz Guilherme Melo, diretor de Planejamento e Pesquisa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), reforçou a importância da Paving Expo como espaço para troca de conhecimentos e inovações, destacando a realização de mais de 60 discussões no congresso da feira.
Em um painel dedicado, Luiz Guilherme Melo, do DNIT, anunciou que o órgão trabalha para que 10% das rodovias federais utilizem pavimento rígido de concreto nos próximos anos, adaptando as estradas ao crescimento do agronegócio e à necessidade de manutenção. Atualmente, 4,5% das rodovias federais já utilizam esse tipo de pavimento, que cobre 2,5 mil quilômetros da malha gerida pelo DNIT.
Melo destacou que o custo-benefício do concreto se tornou mais competitivo em comparação ao asfalto, cujo preço foi impactado pela nova política de preços da Petrobras. "O preço do cimento portland não variou tanto, o que torna o concreto uma alternativa interessante para investimentos", explicou. Em 2024, o volume de concreto contratado pelo DNIT deve alcançar 2 milhões de metros cúbicos.
Além do pavimento rígido, o DNIT continua focado em outros grandes projetos. A restauração e manutenção de rodovias, por meio dos contratos CREMA, abrange 24 mil quilômetros.
A construção de novas rodovias cobre 992 quilômetros, enquanto a duplicação de estradas já soma 2,8 mil quilômetros. No total, mais de 34,3 mil quilômetros de rodovias federais estão em algum estágio de obras.
Luciano Lourenço, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), apresentou um balanço das concessões realizadas em 2024, que já somam R$ 20 bilhões em investimentos. Foram sete leilões de concessões de rodovias federais, e outros dois estão programados para o final do ano.
Atualmente, a ANTT administra 26 contratos de concessão, que abrangem 14,2 mil quilômetros de rodovias federais.
Para 2025, a previsão é a realização de seis novos editais de concessão, incluindo rodovias no Paraná. Lourenço também destacou a inovação regulatória da ANTT, que tem utilizado o modelo de sandbox regulatório para testar novas tecnologias, como o pedágio free flow.
A expectativa é que essa tecnologia também seja adotada em São Paulo, como confirmou Santi Ferri, diretor da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A iniciativa visa modernizar a cobrança nas rodovias estaduais, com potencial para ser implementada nas novas concessões e, eventualmente, nas já existentes.
Com debates, painéis e exposições focadas nas inovações e desafios do setor de infraestrutura, a Paving Expo 2024 deve receber cerca de 25 mil visitantes ao longo dos três dias de evento. Com cerca de 350 expositores e mais de 3,5 mil inscritos para o Congresso Paving, o evento se consolida como o principal encontro do setor de infraestrutura viária e rodoviária do Brasil.
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