Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019

Centro Tecnológico Randon conquista certificação do INMETRO inédita no Brasil para pistas abertas ao mercado



Complexo de testes está acreditado para realizar os ensaios de determinação da resistência ao deslocamento por desaceleração livre, em pista de rolamento, para de veículos utilitários e de passageiros -  o chamado Coast Down 


O Centro Tecnológico Randon (CTR) agora está acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para a realização de ensaios voltados à  determinação das curvas de força resistiva ao rolamento em veículos leves, como carros de passeio e utilitários. A homologação é a única do Brasil para pistas abertas ao mercado.

 

Os ensaios de Coast Down, como o processo é conhecido no setor, verificam o comportamento do veículo em episódios de desaceleração livre em pistas de rolamento. Os resultados obtidos no teste, que elabora um gráfico de força resistiva à velocidade do carro, servem como parâmetro para calibração de dinamômetros e dados de projeto, além de nortear possíveis melhorias de projeto para incremento de desempenho do automóvel em trechos urbanos e rodoviários.

 

Para se alcançar resultados satisfatórios, o ensaio de Coast Down exige condições bastante específicas, como: reta com 0% de inclinação (essencial para que a rolagem do veículo não sofra interferência por agentes externos ao pavimento), estrutura de oficina para instrumentação e preparação dos automóveis e posto de combustível, instalações de suma importância para que as condições dos veículos estejam controladas, garantindo a confiabilidade do ensaio.

 

“É uma grande conquista para o CTR, que passa a oferecer aos seus clientes um teste acreditado pelo INMETRO, atestando a execução, controles de operação e a confiabilidade dos resultados. Vale lembrar que o controle e a redução dos níveis de emissão são considerados cada vez mais importantes pelos consumidores e estão sob grande atenção dos governos”, explica diretor de Tecnologia e Inovação da Randon Autopeças, César Augusto Ferreira.

 

Ao todo, foram 18 meses de preparação, ajustes de sistemas de gestão da qualidade, metodologias de cálculo de confiabilidade, tanto de aquisição quanto do tratamento de dados até a obtenção da homologação. O processo de acreditação demandou dedicação exclusiva de um time de pilotos e engenheiros, que trabalharam na elaboração dos procedimentos, metodologias e critérios para execução dos ensaios.

 

Estrutura completa de pistas e laboratórios para diversos testes

Em 87 hectares de área com acesso controlado, o Centro Tecnológico Randon (CTR) dispõe de 15 km de diferentes tipos de pistas (alta velocidade, off-road, breaking, slalon e especiais como chuckholes, body twist e rampas) por onde passam os novos veículos de praticamente todas as montadoras instaladas no Brasil.

 

“Credibilidade é uma característica fundamental quando se fala em testes para certificação e homologação e o CTR tem o compromisso com a satisfação do seu cliente e com a confiabilidade dos dados obtidos na realização dos ensaios”, comenta diretor de Tecnologia e Inovação da Randon Autopeças, César Augusto Ferreira.

 

Instalado em Farroupilha, na Serra Gaúcha, o CTR realiza ensaios de eficiência energética, consumo de combustível e controle de emissões, além dos testes de desempenho de veículos elétricos e movidos a hidrogênio, durabilidade acelerada, Ruído de Passagem, CicloAMA, Coast Down, ABS, avaliações subjetivas / objetivas, entre outros. Tudo sob o olhar atento de uma equipe de engenheiros, técnicos e pilotos de testes com um conjunto de equipamentos de alta tecnologia.

 

A homologação do INMETRO para ensaios de Coast Down se soma a reconhecimentos recebidos desde sua criação como o credenciamento para a realização de ensaios de homologação de sistemas de freio de veículos, conforme Resolução 519/15do CONTRAN, com Certificado de Reconhecimento na norma NBR ISO/IEC 17025 pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, o que o coloca como o primeiro campo de provas do Brasil a possuir tal certificação para este tipo de atividade.

 

O prédio de 2.200 m², onde é feita a preparação dos veículos, abriga, ainda, um laboratório estrutural com atuadores servo-controlados das mais diferentes capacidades, assim como bancadas para testes de vibração de alta performance e tecnologia embarcada.

 

 

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